A utilização do mapa conceitual na análise da autorregulação da aprendizagem no ensino de ciências
Ribeiro Corrêa, Ronise (Universidade de São Paulo)
Miranda Correia, Paulo Rogério (Universidade de São Paulo)
Fecha: |
2017 |
Resumen: |
As estratégias utilizadas pelos alunos, no Ensino de Ciências, são importantes para que eles possam relacionar, analisar, refletir e confrontar questões sobre o percurso da sua aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo verificar se os mapas conceituais permitem a identificação e a categoriza¬ção das fases da autorregulação da aprendizagem, pautada pela Teoria Social Cognitiva. Participaram nove alunos da disciplina de curso Ciências Naturais e os resultados mostraram que o mapeamento conceitual pode auxiliar os pesquisadores no Ensino de Ciências a identificar de forma rápida quais estratégias autorreguladoras da aprendizagem os alunos utilizaram durante as aulas e, assim, contribuir para promover mudanças na prática pedagógica. |
Derechos: |
Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original. |
Lengua: |
Portuguès |
Documento: |
Article ; recerca ; Versió publicada |
Materia: |
Mapa conceitual ;
Entrevistas ;
Estratégias de aprendizagem |
Publicado en: |
Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 5137-5144, ISSN 2174-6486 |
El registro aparece en las colecciones:
Artículos >
Artículos publicados >
Enseñanza de las cienciasArtículos >
Artículos de investigación
Registro creado el 2017-12-20, última modificación el 2021-08-08